Linguagem: Em roda cada um mostra a sua atividade feita em casa. Vamos ler para a turma o livrinho de quem trouxe.
Vamos pintar os personagens da história “ Os quatro guardiões”, depois recontar a história oralmente.
Conceito Matemático: blocão das noções matemáticas.
Fazer registro no caderno colando cada gravura em seu lugar.
Brincar de separar objetos grandes dos pequeno
Terça
Conceito Matemático: uso do blocão embaixo/ em cima, usando os personagens da história “Os quatro guardiões”.
Registro no caderno colando os personagens .
Linguagem : ouvir a música da turma do Luan.Vamos comentar sobre o que diz a letra e depois movimentar nosso corpo conforme o ritmo.
Roda de conversa explorando a caixa surpresa. Vamos descobrir o que tem na caixa e dizer o nome. Livro pág. 19. Cada criança folheia o próprio livro dos quatro guardiões.
Quarta
Linguagem: vamos criar um painel coletivo inventando uma nova história para os personagens do livro. Fazer as páginas 22 e 23 do livro.
Natureza e sociedade : vamos observar o corpo dos guardiões e descrever oralmente.
Observar diferenças entre mamíferos e aves.
Livro págs, 24 e 25.
Conceito Matemático: noções de Maior / menor
Quinta
Natureza e sociedade: brincando e explorando elementos da natureza.( galhos, folhas, pedras, sementes) Livro pág. 36 Ouvir música dos guardiões.
Linguagem: explorar a escrita do nome com cola colorida e dedo.
Conceito Matemático: quantidades. Livro pág. 28, Pescaria das quantidades. Pescar tampinhas de pet com pegador de acordo com a quantidade pedida.
Sexta
Linguagem: confecção e exploração da vogal E para expor na sala Folhinha da letra E.
Pesquisa com revista e jornal as vogais A e E. Estimulando a percepção auditiva e reconhecimento dos sons.
Para casa: livro página 58.
Semana 2
11
a
15
Mar
Segunda
Linguagem: trabalhando as vogais. Pesquisa em revista das vogais A e E.
Fazer a Rima dos nomes próprios na casinha e colar foto.
Matemática: ordem crescente e decrescente. Brincar de ordenar objetos pelo tamanho.
Livro páginas: 27, 28 e 29
Terça
Matemática: ordem crescente e decrescente. Caderno e brincadeira no pátio.
Linguagem: vamos explorar os sons de palavras e brincar com a música das vogais. Fazer cartaz letra I e colocar no cantinho das vogais. Vamos observar quais são as vogais que aparecem em nossos nomes. Brincar com alfabeto móvel.
Quarta
Linguagem: dia da escola Eu gosto da minha escola porque: Desenho e registro. Fazer um cartão da escola com pintura e colagem e foto da turma para levar p casa.
Natureza e sociedade: O que é meu é do outro? Regras de convivência
Livro pág. 34 Rodinha de conversa e reflexão
Matemática: Perto/ longe.
Gincana para ver quem arremessa a bolinha mais longe.
Livro páginas: 32 e 33.
Quinta
Natureza e sociedade: os quatro quardiões. Livro paradidático.
Livro página 36.
Linguagem: fonema CO da coruja. Vamos explorar som oralmente e visualmente .
Livro pág. 35.
Matemática: escrita e reconhecimento dos numerais. Pintura na bandeja
Sexta
Linguagem: vamos explorar as vogais O e U.Fazer cartaz p expor na sala.Brincar com os nomes e fazer dança das cadeiras . Reconhecimento das letras e sons.
Caderno : vogais I, O e U.
Para casa: folha das vogais
Semana 3
18
a
22
Mar
Segunda
Linguagem: Em roda conversar sobre a importância da água e seu dia ( 22/03).Explorar oralmente fonema GO, suas letras e som. Registro.Pareamento das letras da palavra água.Folha do fonema GO.
Conceitos Matemático: números/Quantidades. Pescaria de tampinhas em vasilha com água explorando a coordenação motora, percepção e noção de quantidade.
Carimbar pés para confecção de coelho para mural da Páscoa.
Terça
Matemática: vamos brincar com as gotas de chuva. Explorando os números e quantidades. (pareamento, circuito c guarda chuva)
Linguagem: blocão- listar importância da chuva (água) para os seres vivos.Completar a frase: Se eu fosse uma gotinha.Desenho e registro escrito.
Carimbar mãos para confecção coelho ( mural).
Quarta
Linguagem: vamos separar letras (vogais) retirando do rio e colocando no pote correto. Atividade lúdica interativa.
Natureza e sociedade: continuar história sobre a água.
Conceitos Matemático: pintura numérica. Jogo dos numerais.
Pintura com batedor no corpo do coelho para mural.
Quinta
Natureza e sociedade. Estados da água Vamos explorar o gelo através da pintura c gelo colorido e com misturas na água colorida.
Linguagem: folhinha das vogais. Com pincel e água vamos fazer as vogais no chão da quadra ou na parede do parquinho.
Conceitos Matemático: usando uma seringa vamos explorar os números enchendo a seringa com água colorida. Noção numérica + coordenação motora fina.
Montagem do coelho + desenho do rosto.
Sexta
Linguagem: listar cuidados com a água do planeta.
Rodinha de reflexão sobre o que vimos ao longo da semana.Desenho e registro de cada criança.
Confecção de gotinha para levar para casa.
Folhinha sobre dia da água. Jogo dos nomes usando tampinhas.
Semana 4
25
a
29
Mar
Segunda
Linguagem: vamos explorar a música do Seu Lobato e fazer atividades do livro págs. 38 e 39. Ouvir sons e dizer qual é o bicho.
Conceito Matemático: números/quantidades.
Folha de atividade
Terça
Conceito Matemático: explorar oralmente a música do coelhinho da Páscoa. No caderno vamos pintar, recortar e colar a quantidade de ovinhos da música.
Linguagem: vamos brincar coma s onomatopeias. Relacionar as gravuras dos bichos as onomatopeias.
Quarta
Linguagem: blocão da música do seu Lobato, explorando a oralidade e escrita das palavras. Vamos usar fotos das crianças e dos bichos para montar letra. Desenho no caderno da música.
Natureza e sociedade: observar imagens do sítio e da cidade, comparando semelhanças e diferenças. Montar um blocão com as fotos e falas das crianças.
Conceito Matemático: fazer colagem de formas geométricas montando chapéu e rosto de palhaço.
Folha das formas geométricas.
Quinta
Natureza e sociedade: vamos destacar animais da página do anexo 8, brincar com animais e montar uma mini maquete de sítio.
Linguagem: folha do fonema CO de coelho.
Conceito Matemático: Caça aos ovinhos fazendo contagem.