Março

Pré 1

Semana 1

04

a

08
Mar

Segunda

  • Linguagem: Em roda cada um mostra a sua atividade feita em casa. Vamos ler para a turma o livrinho de quem trouxe.
  • Vamos pintar os personagens da história “ Os quatro guardiões”, depois recontar a história oralmente.
  • Conceito Matemático: blocão das noções matemáticas.
  • Fazer registro no caderno colando cada gravura em seu lugar.
  • Brincar de separar objetos grandes dos pequeno

Terça

  • Conceito Matemático: uso do blocão embaixo/ em cima, usando os personagens da história “Os quatro guardiões”.
  • Registro no caderno colando os personagens .
  • Linguagem : ouvir a música da turma do Luan.Vamos comentar sobre o que diz a letra e depois movimentar nosso corpo conforme o ritmo.
  • Roda de conversa explorando a caixa surpresa. Vamos descobrir o que tem na caixa e dizer o nome. Livro pág. 19. Cada criança folheia o próprio livro dos quatro guardiões.

Quarta

  • Linguagem: vamos criar um painel coletivo inventando uma nova história para os personagens do livro.
    Fazer as páginas 22 e 23 do livro.
  • Natureza e sociedade : vamos observar o corpo dos guardiões e descrever oralmente.
  • Observar diferenças entre mamíferos e aves.
  • Livro págs, 24 e 25.
  • Conceito Matemático: noções de Maior / menor

Quinta

  • Natureza e sociedade: brincando e explorando elementos da natureza.( galhos, folhas, pedras, sementes)
    Livro pág. 36
    Ouvir música dos guardiões.
  • Linguagem: explorar a escrita do nome com cola colorida e dedo.
  • Conceito Matemático: quantidades. Livro pág. 28, Pescaria das quantidades. Pescar tampinhas de pet com pegador de acordo com a quantidade pedida.

Sexta

  • Linguagem: confecção e exploração da vogal E para expor na sala
    Folhinha da letra E.
  • Pesquisa com revista e jornal as vogais A e E.
    Estimulando a percepção auditiva e reconhecimento dos sons.
  • Para casa: livro página 58.

Semana 2

11

a

15
Mar

Segunda

  • Linguagem: trabalhando as vogais. Pesquisa em revista das vogais A e E.
  • Fazer a Rima dos nomes próprios na casinha e colar foto.
  • Matemática: ordem crescente e decrescente. Brincar de ordenar objetos pelo tamanho.
  • Livro páginas: 27, 28 e 29

 

Terça

  • Matemática: ordem crescente e decrescente. Caderno e brincadeira no pátio.
  • Linguagem: vamos explorar os sons de palavras e brincar com a música das vogais.
    Fazer cartaz letra I e colocar no cantinho das vogais.
    Vamos observar quais são as vogais que aparecem em nossos nomes. Brincar com alfabeto móvel.

     

Quarta

  • Linguagem: dia da escola
    Eu gosto da minha escola porque: Desenho e registro.
    Fazer um cartão da escola com pintura e colagem e  foto da turma para levar p casa.
  • Natureza e sociedade: O que é meu é do outro?
    Regras de convivência
  • Livro pág. 34
    Rodinha de conversa e reflexão
  • Matemática: Perto/ longe.
  • Gincana para ver quem arremessa a bolinha mais longe.
  • Livro páginas: 32 e 33.

Quinta

  • Natureza e sociedade: os quatro quardiões. Livro paradidático.
  • Livro página 36.
  • Linguagem: fonema CO da coruja. Vamos explorar som oralmente e visualmente .
  • Livro pág. 35.
  • Matemática: escrita e reconhecimento dos numerais. Pintura na bandeja

 

Sexta

  • Linguagem: vamos explorar as vogais O e U.Fazer cartaz p expor na sala.Brincar com os nomes e fazer dança das cadeiras . Reconhecimento das letras e sons.
  • Caderno : vogais I, O e U.
  • Para casa: folha das vogais

Semana 3

18

a

22
Mar

Segunda

  • Linguagem: Em roda conversar sobre a importância da água e seu dia ( 22/03).Explorar oralmente fonema GO, suas letras e som. Registro.Pareamento das letras da palavra água.Folha do fonema GO.
  • Conceitos Matemático: números/Quantidades. Pescaria de tampinhas em vasilha com água explorando a coordenação motora, percepção e noção de quantidade.
  • Carimbar pés para confecção de coelho para mural da Páscoa.

Terça

  • Matemática: vamos brincar com as gotas de chuva. Explorando os números e quantidades. (pareamento, circuito c guarda chuva)
  • Linguagem: blocão- listar importância da chuva (água) para os seres vivos.Completar a frase: Se eu fosse uma gotinha.Desenho e registro escrito.
  • Carimbar mãos para confecção coelho ( mural).

 

 

 

Quarta

  • Linguagem: vamos separar letras (vogais) retirando do rio e colocando no pote correto.
    Atividade lúdica interativa.
  • Natureza e sociedade: continuar história sobre a água.
  • Conceitos Matemático: pintura numérica. Jogo dos numerais.
  • Pintura com batedor no corpo do coelho para mural.

Quinta

  • Natureza e sociedade. Estados da água
    Vamos explorar o gelo através da pintura c gelo colorido e com misturas na água colorida.
  • Linguagem: folhinha das vogais. Com pincel e água vamos fazer as vogais no chão da quadra ou na parede do parquinho.
  • Conceitos Matemático: usando uma seringa vamos explorar os números enchendo a seringa com água colorida. Noção numérica + coordenação motora fina.
  • Montagem do coelho + desenho do rosto.

Sexta

  • Linguagem: listar cuidados com a água do planeta.
  • Rodinha de reflexão sobre o que vimos ao longo da semana.Desenho e registro de cada criança.
  • Confecção de gotinha para levar para casa.
  • Folhinha sobre dia da água. Jogo dos nomes usando tampinhas.

Semana 4

25

a

29
Mar

Segunda

  • Linguagem: vamos explorar a música do Seu Lobato e fazer atividades do livro págs. 38 e 39. Ouvir sons e dizer qual é o bicho.
  • Conceito Matemático: números/quantidades.
  • Folha de atividade

Terça

  • Conceito Matemático: explorar oralmente a música do coelhinho da Páscoa. No caderno vamos pintar, recortar e colar a quantidade de ovinhos da música.
  • Linguagem: vamos brincar coma s onomatopeias. Relacionar as gravuras dos bichos as onomatopeias.

Quarta

  • Linguagem: blocão da música do seu Lobato, explorando a oralidade e escrita das palavras. Vamos usar fotos das crianças e dos bichos para montar letra. Desenho no caderno da música.
  • Natureza e sociedade: observar imagens do sítio e da cidade, comparando semelhanças e diferenças. Montar um blocão com as fotos e falas das crianças.
  • Conceito Matemático: fazer colagem de formas geométricas montando chapéu e rosto de palhaço.
  • Folha das formas geométricas.

Quinta

  • Natureza e sociedade: vamos destacar animais da página do anexo 8, brincar com animais e montar uma mini maquete de sítio.
  • Linguagem: folha do fonema CO de coelho.
  • Conceito Matemático: Caça aos ovinhos fazendo contagem.
  • Circuito dos coelhinhos e os numerais .
  • Para casa: folha de atividade

Sexta

  • FERIADO.

Semana 5

a

Mar

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta