Abril

Pré 2

Semana 1

01

a

05
Abr

Segunda

  • Linguagem – Formação de palavras com as letras móveis. LUA/RUA; NAVE/NOVE; GATA/LATA. A atividade acima é preparatória para realização da página 32.
  • Conceitos Matemáticos – Colagem de lantejoulas no número 3.

Terça

  • Linguagem – Retomar a parte inicial da história O brinquedo gigante. Estimular as crianças para que expressem o que gostariam de desenhar se tivessem uma máquina como a da História . Essa atividade é preparatória para as páginas 34 e 35.
  • Linguagem – Livro página 34 e 35.

Quarta

  • Linguagem – História: Tenho monstros na barriga, interpretação oral da história e registro com desenhos e colagem .
  • Conceitos Matemáticos – Contagem até 10 no “Esconde-esconde “tradicional”l e “Esconde- esconde “diferente” (com a contagem regressiva). Essa atividade é preparatória para página 36.
    Linguagem – Livro página 36.

Quinta

  • Natureza e Sociedade – Livro página 38. Observação de uma cena do livro “O brinquedo gigante”. Em seguida, com o auxílio das letras móveis, montar e registrar no livro os nomes dos personagens.
  • Conceitos Matemáticos – Livro página 37. Relembrando alguns trechos da história “O brinquedo gigante”. Registro no livro da contagem dos personagens da história.

Sexta

  • Linguagem – Brincadeira de faz de conta. Eles vão imaginar que estavam na viagem à lua com os personagens da história. Vamos usar alguns objetos da sala. Atividade preparatória para página 39.
  • Linguagem – Livro página 39. “E se você estivesse lá?”
    Trabalho de casa: Livro “Em casa 5 – “Como é estar feliz?
  • Hora da novidade: Brincar com as novidades trazidas de casa,
    Trabalhando a socialização e o compartilhamento.

Semana 2

08

a

12
Abr

Segunda

  • Linguagem- Apresentação da música “A lua veio surgindo”. Livro página 40. Interpretação oral da música e estimulação para percepção dos sons que se repetem (-INDO e -ÃO, ainda sem explorar a grafia, apenas a sonoridade.)
  • Conceitos matemáticos- Número 4, grafia, reconhecimento e relação número/quantidade.

Terça

  • Linguagem -Depois de explorar a letra da música “A lua veio surgindo”, fazer a página 41 do livro.
  • Linguagem- Pintura, recorte e colagem. Quebra – cabeça do “elefante”.

Quarta

  • Linguagem – Livro página 42. “Um poema espacial” – Despertar a curiosidade das crianças sobre o tema e representação do poema com desenhos.
  • Conceitos Matemáticos – Noções dentro/fora. Propor situações em sala para explorar o assunto. Em seguida, registro em folha.

Quinta

  • Natureza e Sociedade – Livro página 43. Conversa informal sobre os “conceitos” de verso, indicando-os no texto.
  • Conceitos Matemáticos – Contagem de cada uma das linhas para descobrir quantos versos há no poema.
  • Natureza e sociedade – Brincando com rimas, livro página 44.

Sexta

  • Linguagem- Estimular a fantasia e a imaginação com música adequada e oferecer materiais para desenho e colagem para enriquecer a atividade. (Atividade preparatória para a página 45.)
  • Linguagem – Livro página 45. “Faz de conta”
  • Hora da novidade – Brincar com as novidades trazidas de casa, trabalhando a socialização e o compartilhamento.
  • Trabalho de casa: Em casa 6 “Imaginação rima com diversão”

Semana 3

15

a

19
Abr

Segunda

  • Linguagem – Manipulação do alfabeto móvel para construção do próprio nome. Em seguida, montar a palavra BOLA. Retomar a letra da música “Ora bolas” (página 50) para consultar a escrita dessa palavra.
    Livro página 52. “Brincando com a palavra BOLA. Livro página 53. “Trocando letras”.
  • Conceitos Matemáticos – Explorar o número de letras da palavra BOLA e comparar a quantidade com outras palavras das páginas 52 e 53.

Terça

  • Linguagem- Pesquisa de imagens de moradias brasileiras. Livro páginas 54 e 55. “O jeito de morar de cada um”.
  • Linguagem – Livro página 56. Recorte e colagem de figuras geométricas para confecção de uma casa.

Quarta

  • Conselho de Classe.

Quinta

  • Natureza e Sociedade – Livro página 57. “Minha casa é assim”.
  • Conceitos Matemáticos- Livro página 59. “A rua da minha casa” Noções de muito/pouco.
  • Natureza e Sociedade –Livro página 58. Recorte e colagem quebra-cabeça/ tangram. Manipulação livre e em seguida, montagem de figuras.

Sexta

  • Trabalho de casa – Em casa 9 – “O que existe no Brasil?
    Em casa 10 – “O lugar onde vivem muitos bichos “
  • Hora da novidade – Brincar com as novidades trazidas de casa, trabalhando a socialização e o compartilhamento.
  • Linguagem- Ouvir e explorar a cantiga popular “Se essa rua fosse minha”. Em seguida, fazer as páginas 60 e 61 do livro. “Cada rua é de jeito”.
  • Linguagem- Confecção de petecas com jornal para o dia dos povos indígenas.

Semana 4

22

a

26
Abr

Segunda

Terça

Quarta

  • Linguagem: Ouvir e explorar a cantiga popular “Se essa rua fosse minha”. Destacar a palavra “RUA”.
    Em seguida, fazer a página 60. “Cada rua é de um jeito”.
  • Conceitos Matemáticos: Livro página 58. Quebra -cabeça.
  • Conceitos Matemáticos: Livro página 61. Trabalhando sequência de cores.

Quinta

  • Natureza e Sociedade: Conversa informal sobre a cidade em que vivemos. Explorar o assunto com muitas perguntas e imagens sobre o tema.
    Livro página 63. “Lugares da minha cidade”.
  • Conceitos Matemáticos: Livro página 62. “Trabalhando com os números”.
  • Natureza e sociedade: Livro página 64. “O verde que renova o nosso ar”. Texto que fala sobre a AMAZÔNIA. Apresentação de imagens sobre o assunto.

Sexta

  • Trabalho de casa – Em casa 10. “O lugar onde vivem muitos bichos.
  • Linguagem: Livro página 68. “Música: Brasil, nosso lar”.
  • Linguagem: Livro página 69. “Um país com muitos lugares” Recorte e colagem de figuras representando diferentes imagens do Brasil.

Semana 5

29

a

03
Abr

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta