Linguagem: Livro página 14. “Como é o seu nome?” Apresentar a canção “Como é o seu nome?” Explorar a canção de diferentes formas.
Conceitos matemáticos: Brincadeira “Seu nome se parece com o meu?”
Terça
Linguagem / linguagem : Livro página 15. “Explorando as palavras da canção” Apresentar um cartaz com a letra da canção do livro, “Como é o seu nome?” Explorar as palavras da canção de diversas formas. Em outro momento, confeccionar uma lista com os nomes que aparecem na canção e explorar esses nomes de diversas formas.
Quarta
Linguagem: Brincadeira “Dança dos nomes nas cadeiras”. Em seguida, fazer a página 16 do livro.
Conceitos matemáticos: Número 2 caderno. Grafia e relação número /quantidade com desenhos.
Quinta
Natureza e Sociedade: Livro página 17. “Os nomes da turma” Com as letras móveis, escolher e montar o primeiro nome de 2 amigos da turma.
Conceitos matemáticos: Livro página 17. Trabalhar a quantidade de letras dos nomes escolhidos por cada criança. Em seguida, comparar os dois nomes escolhidos e registrar o nome que tem mais letras.
Sexta
Linguagem: Folha letra E/e. Reconhecimento de figuras iniciadas pela letra E/e e escrita espontânea.
Linguagem: Atividade letra I/i, reconhecimento em um pequeno texto, movimentação da letra com o dedinho e tinta, e construção da letra I/i com EVA. (atividade para o caderno).
Hora da novidade: Brincar com as novidades trazidas de casa, trabalhando a socialização e o compartilhamento.
Trabalho de casa: Livro “Os números de cada um”
Semana 2
11
a
15
Mar
Segunda
Linguagem – Atividade preparatória para página 18 do livro. Jogo da forca utilizando os nomes da turma do Luan.
Conceitos matemáticos – Trabalhar a quantidade de letras de cada nome da turminha do Luan e noções de mais/menos/mesma quantidade.
Terça
Linguagem / Linguagem – Conversa informal sobre os personagens da turma do Luan. Brincadeira usando os cartões com os nomes da turma do Luan.
Livro páginas 18 e 19. “Os nomes da turma do Luan”.
Quarta
Linguagem – Observação da imagem de uma obra em que o artista associa letras, traços, e diversos sinais gráficos. (página 20). Registro em folha dos elementos encontrados na obra.
Conceitos matemáticos – Número 2 – Reconhecimento e grafia.
Quinta
Natureza e Sociedade -Livro página 21. Recortes de revistas e encartes para que os alunos possam produzir uma colagem inspirada na obra que analisaram da página 20.
Conceitos matemáticos – Livro página 22. “Os números e as formas de representar quantidades”.
Sexta
Linguagem – Livro página 23 – Diferentes modos de representar as quantidades.
Linguagem – Livro páginas 24 e 25. “Quantos somos na classe?”
Hora da novidade – Brincar com as novidades trazidas de casa, trabalhando a socialização e o compartilhamento.
Trabalho de casa: Livro “Em casa 3” – Os números de cada um.
Semana 3
18
a
22
Mar
Segunda
Linguagem – Atividade preparatória para leitura do livro “O brinquedo gigante”. Vamos explorar imagens do Sistema solar. Em seguida, apresentação do livro e interpretação oral da história.
Conceitos Matemáticos – Livro páginas 26 e 27. “Um mundo de sonhos e emoções”.
Terça
Linguagem – livro “O brinquedo gigante” Estimulação para que explorem folheando e observando as ilustrações e os textos.
Linguagem – Contação da história “O brinquedo gigante” pelo Portal desse sistema de ensino com diversos estímulos.
Quarta
Linguagem – Livro páginas 28 e 29. Recortes de imagens do Anexo 2, que são de algumas cenas da história “O brinquedo gigante”.
Conceitos Matemático – Número 3 caderno. Grafia e relação número /quantidade com desenhos.
Quinta
Natureza e Sociedade – Conversa informal sobre o Dia Mundial da Água. Apresentar os métodos de preservação da água e formas de conscientização. Vamos ouvir e dramatizar na sala de multimeios a música “OLHA A ÁGUA”.
Conceitos Matemáticos – Fazer com as crianças gelatina azul, cor que simboliza a água e representa mares e oceanos.
Sexta
Linguagem – Pintura, recorte e colagem. Confecção de ovinhos para o mural da quadra.
Linguagem – Movimentação da letra C e família silábica.
Trabalho de casa – Livro em casa 4 – “Um sonho”
Hora da novidade – Brincar com as novidades trazidas de casa, trabalhando a socialização e o compartilhamento.
Semana 4
25
a
29
Mar
Segunda
Linguagem: Com imagens recortadas do Anexo 2 do livro, as crianças irão recontar algumas partes da história: “O brinquedo gigante”. Livro página 28 e 29.
Conceitos Matemáticos: Trabalhar sequência numérica e grafia dos numerais de 0 a 10.
Terça
Rodinha: Conversa informal e história sobre o dia do Circo.
Linguagem: Trabalhar e explorar o título do livro “O brinquedo gigante”. Livro página 30.
Linguagem: Recorte e colagem para o dia do Circo.
Quarta
Linguagem: Livro página 31. Desenho da parte mais emocionante da história “O brinquedo gigante” e “escrita” de uma palavra que representa esse desenho.
Conceitos Matemáticos: Contagem e representação numérica da quantidade de orelhas dos “coelhinhos” da sala.
Quinta
Natureza e Sociedade: Livro” O brinquedo gigante” Observação de imagens e algumas palavras. Natureza e Sociedade: Formação de palavras com as letras móveis. LUA/RUA; NAVE/NOVE; GATA/LATA. Livro página 32.