Março

Pré 2

Semana 1

Segunda

• Linguagem: Livro página 14. “Como é o seu nome?” Apresentar a canção “Como é o seu nome?” Explorar a canção de diferentes formas.
  • Conceitos matemáticos: Brincadeira “Seu nome se parece com o meu?”

Terça

• Linguagem / linguagem : Livro página 15. “Explorando as palavras da canção” Apresentar um cartaz com a letra da canção do livro, “Como é o seu nome?”
    Explorar as palavras da canção de diversas formas.
    Em outro momento, confeccionar uma lista com os nomes que aparecem na canção e explorar esses nomes de diversas formas.

Quarta

• Linguagem: Brincadeira “Dança dos nomes nas cadeiras”. Em seguida, fazer a página 16 do livro.
  • Conceitos matemáticos: Número 2 caderno. Grafia e relação número /quantidade com desenhos.

Quinta

• Natureza e Sociedade: Livro página 17. “Os nomes da turma”
    Com as letras móveis, escolher e montar o primeiro nome de 2 amigos da turma.
  • Conceitos matemáticos: Livro página 17. Trabalhar a quantidade de letras dos nomes escolhidos por cada criança. Em seguida, comparar os dois nomes escolhidos e registrar o nome que tem mais letras.

Sexta

• Linguagem: Folha letra E/e. Reconhecimento de figuras iniciadas pela letra E/e e escrita espontânea.
  • Linguagem: Atividade letra I/i, reconhecimento em um pequeno texto, movimentação da letra com o dedinho e tinta, e construção da letra I/i com EVA. (atividade para o caderno).
  • Hora da novidade: Brincar com as novidades trazidas de casa, trabalhando a socialização e o compartilhamento.
  • Trabalho de casa: Livro “Os números de cada um”

Semana 2

Segunda

• Linguagem – Atividade preparatória para página 18 do livro. Jogo da forca utilizando os nomes da turma do Luan.
  • Conceitos matemáticos – Trabalhar a quantidade de letras de cada nome da turminha do Luan e noções de mais/menos/mesma quantidade.

Terça

• Linguagem / Linguagem – Conversa informal sobre os personagens da turma do Luan. Brincadeira usando os cartões com os nomes da turma do Luan.
  • Livro páginas 18 e 19. “Os nomes da turma do Luan”.

Quarta

• Linguagem – Observação da imagem de uma obra em que o artista associa letras, traços, e diversos sinais gráficos. (página 20). Registro em folha dos elementos encontrados na obra.
  • Conceitos matemáticos – Número 2 – Reconhecimento e grafia.

Quinta

• Natureza e Sociedade -Livro página 21. Recortes de revistas e encartes para que os alunos possam produzir uma colagem inspirada na obra que analisaram da página 20.
  • Conceitos matemáticos – Livro página 22. “Os números e as formas de representar quantidades”.

Sexta

• Linguagem – Livro página 23 – Diferentes modos de representar as quantidades.
  • Linguagem – Livro páginas 24 e 25. “Quantos somos na classe?”
  • Hora da novidade – Brincar com as novidades trazidas de casa, trabalhando a socialização e o compartilhamento.
  • Trabalho de casa: Livro “Em casa 3” – Os números de cada um.

Semana 3

Segunda

• Linguagem – Atividade preparatória para leitura do livro “O brinquedo gigante”.
    Vamos explorar imagens do Sistema solar. Em seguida, apresentação do livro e interpretação oral da história.
  • Conceitos Matemáticos – Livro páginas 26 e 27. “Um mundo de sonhos e emoções”.

Terça

• Linguagem – livro “O brinquedo gigante”
    Estimulação para que explorem folheando e observando as ilustrações e os textos.
  • Linguagem – Contação da história “O brinquedo gigante” pelo Portal desse sistema de ensino com diversos estímulos.

Quarta

• Linguagem – Livro páginas 28 e 29. Recortes de imagens do Anexo 2, que são de algumas cenas da história “O brinquedo gigante”.
  • Conceitos Matemático – Número 3 caderno. Grafia e relação número /quantidade com desenhos.

Quinta

• Natureza e Sociedade – Conversa informal sobre o Dia Mundial da Água. Apresentar os métodos de preservação da água e formas de conscientização.
    Vamos ouvir e dramatizar na sala de multimeios a música “OLHA A ÁGUA”.
  • Conceitos Matemáticos – Fazer com as crianças gelatina azul, cor que simboliza a água e representa mares e oceanos.

Sexta

• Linguagem – Pintura, recorte e colagem. Confecção de ovinhos para o mural da quadra.
  • Linguagem – Movimentação da letra C e família silábica.
  • Trabalho de casa – Livro em casa 4 – “Um sonho”

Semana 4

Segunda

• Linguagem: Com imagens recortadas do Anexo 2 do livro, as crianças irão recontar algumas partes da história: “O brinquedo gigante”. Livro página 28 e 29.
  • Conceitos Matemáticos: Trabalhar sequência numérica e grafia dos numerais de 0 a 10.

Terça

• Rodinha: Conversa informal e história sobre o dia do Circo.
  • Linguagem: Trabalhar e explorar o título do livro “O brinquedo gigante”. Livro página 30.
  • Linguagem: Recorte e colagem para o dia do Circo.

Quarta

• Linguagem: Livro página 31. Desenho da parte mais emocionante da história “O brinquedo gigante” e “escrita” de uma palavra que representa esse desenho.
  • Conceitos Matemáticos: Contagem e representação numérica da quantidade de orelhas dos “coelhinhos” da sala.

Quinta

• Natureza e Sociedade: Livro” O brinquedo gigante” Observação de imagens e algumas palavras.
    Natureza e Sociedade: Formação de palavras com as letras móveis. LUA/RUA; NAVE/NOVE; GATA/LATA.
    Livro página 32.

• FERIADO.